Reorganização das Atividades – Ensino Fundamental I

REORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Prezados pais, responsáveis e estudantes.

Estamos enfrentando um cenário social completamente atípico e nos encontramos, todos, estudando e entendendo, juntos, os impactos da pandemia de Covid19 nas diversas áreas sociais: saúde, economia, segurança, educação.

Salienta-se que no dia 21 de março houve a deliberação de número 15 do Comitê Extraordinário Covid-19, publicada no Diário Oficial do Estado, o qual determina suspensão, por tempo indeterminado, das atividades de educação escolar básica.

Informamos que o Conselho Estadual de Educação publicou ontem, 27 de março, a Nota de Esclarecimento e Orientações 01/2020, que esclarece e orienta a reorganização das atividades escolares do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais devido à pandemia COVID-19.
Observa-se que a Nota de Esclarecimento e Orientações emanada pelo Conselho Estadual de Educação ressalta que as atividades escolares não se resumem ao espaço de uma sala de aula, podendo a instituição de ensino planejar atividades voltadas para a aprendizagem que vai além de reposição de aulas de forma presencial, formas de realização de atividades escolares não presenciais, principalmente na situação emergencial que estamos vivendo.

Ainda de acordo com as orientações do Conselho Estadual: “É importante que nessa situação atípica em que nos encontramos, a instituição de ensino reorganize o seu calendário com a finalidade de garantir as horas de atividades escolares obrigatórias (mínimo de 800 horas) e minimize as perdas dos alunos com a suspensão das atividades presenciais.”

Além disso, a referida Nota estabelece também o uso de recursos oferecidos pelas Tecnologias Digitais de Informação e comunicação para os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação Profissional de nível técnico, considerando quaisquer atividades didáticas com a mediação de recursos didáticos que utilizem tecnologias de informação e comunicação remota.

Assim, o Colégio Católica Padre de Man, para dar consecução ao acompanhamento remoto dos estudantes, utilizará a plataforma Moodle, que simula a sala de aula e constitui um ambiente virtual de aprendizagem.

As aulas acontecerão a partir do dia 6 de abril, em horário real, com presença do professor ao vivo, em conexão com o aluno por meio da plataforma.

Observa-se que, o professor ministrará as explicações por vídeo, encaminhará as atividades pela plataforma, e fará esclarecimentos de dúvidas.

Desse modo, para melhor organização, os alunos deverão acessar a sala de aula virtual, disponível no Moodle . Enviaremos posteriormente o tutorial de acesso á plataforma.

As orientações por vídeo permanecerão gravadas, permitindo que o conteúdo seja acessado no momento mais adequado à família. O professor estará on-line para esclarecimentos de dúvidas conforme o horário da turma, já praticado na escola. Também há um campo para fóruns, onde o aluno poderá deixar registrado as suas dúvidas e comentários.

Ademais, é imprescindível que acompanhe o ambiente virtual do Moodle, e também os outros meios de comunicação como whatsaap e redes sociais.

Por fim, contamos com toda compreensão e auxílio neste momento delicado que atravessamos.

Acreditamos que a aprendizagem no Colégio Católica Padre de Man sempre ultrapassou a sala de aula e que a Educação se consolida na parceria família /escola. Mais do que nunca, agora, precisamos seguir juntos! Nossos canais de comunicação estão abertos para construirmos, da maneira mais segura e eficiente possível, o suporte não presencial aos estudantes.

Atenciosamente,

Ledsônia Dias Gomes Ferreira
Diretora Geral