Automação Industrial

PERFIL DO CURSO

O Técnico em Automação Industrial adquire competências para atuar na elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais; realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais; programa, opera e mantém sistemas automatizados respeitando normas técnicas e de saúde, meio ambiente e segurança. Realiza também diagnóstico e levantamento de custos para instalação e manutenção de equipamentos; aplica técnicas de medição e ensaios; especifica instrumentos e coordena equipes de instalação, montagem e manutenção.


MERCADO DE TRABALHO

O Técnico em Automação Industrial poderá atuar em empresas siderúrgicas, metalúrgica, celulose e papel, açúcar e álcool, gases e da cadeia produtiva do petróleo, indústria naval, fábricas de instrumentos, empresas de manutenção de equipamentos automatizados, empresas de projetos, instalações e montagens, empresas de energia e de alimentos e laboratórios de controle de qualidade e pesquisa. E também em empresas prestadoras de serviços de manutenção, instrumentação e automação industrial, comercial e residencial; órgãos públicos e privados; comércio de equipamentos e materiais aplicados à instrumentação e automação industrial. Este profissional também desenvolve habilidades para instalação, configuração e manutenção de software de supervisão de processos industriais; manutenção, configuração e parametrização de PLC’s (Controladores Lógicos Programáveis) e inversores de freqüência; instalação, configuração e manutenção de redes de computadores; instalação e manutenção em sistemas de segurança patrimonial e residencial.

 

DISCIPLINAS

Eletricidade, Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Informática, Automação Industrial, Linguagem de Programação, Segurança do Trabalho, Formação Gerencial, Português, Desenho Técnico, Eletrônica Industrial, Máquinas Elétricas, Instrumentação industrial, Instrumentação e Controle, Controle Digital PLC, Acionamentos, Software Supervisório, Robótica, Automação Aplicada, Redes Industriais, Banco de Dados e Projetos Técnicos.

 

PERÍODO

Diurno / Noturno

 

LABORATÓRIOS 

Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Medidas Elétricas/Eletricidade, Máquinas Elétricas, Acionamento, Instrumentação Industrial, Instrumentação e Controle, Redes, Arquitetura de Computadores, Informática, Automação e PLC, Robótica, Desenho Informatizado.