Colégio Padre de Man lidera ranking do Enem 2018

Colégio Padre de Man lidera ranking do Enem 2018 em Coronel Fabriciano-MG

Primeiro colocado no município, o CPM também foi destaque no estado, conquistando o quarto lugar no ranking.

Atendimentos individualizados, aulões interdisciplinares, investimento na capacitação dos
professores e aposta em inovação tecnológica. Esses foram alguns dos motivos que
levaram o Colégio Padre de Man (CPM) ao primeiro lugar no ranking do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem) 2018 em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. 
A escola foi destaque positivo na redação com 900 pontos na média nacional, alcançando
uma das quatro melhores médias no estado e o 11º lugar no cenário nacional, 57 alunos
fizeram a prova. 
Para a estudante Laura Duarte, o segredo para o sucesso é a dedicação: “a nota foi o
resultado de um processo de dedicação, que durou 3 anos. As informações e estratégias
argumentativas, coercitivas e gramaticais compartilhadas pela professora de redação foram
imprescindíveis para o meu resultado”, afirma. 
A diretora-geral do CPM, profª Ledsônia Dias Ferreira, atribui o resultado ao trabalho de
preparação diferenciado proposto pela instituição. Para ela, o atendimento individualizado,
os concursos e simulados internos e os aulões interdisciplinares foram fundamentais para
alcançar esse resultado. 
A diretora comemora e já faz planos para o próximo ano. “Estou extremamente feliz e o 
nosso objetivo é conquistar a nota máxima, 1000. Em 2018, tivemos 8 alunos com 980
pontos. E, com esse resultado, esperamos um número maior de aprovados com os
estudantes mais motivados e confiantes”, destaca.

Incentivo 
As aulas da profª de redação do ensino médio do CPM, Gisele Aquino de Faria, foi um dos
estímulos que contribuiu para o sucesso no exame. Ela explica que esse resultado é fruto
da parceria com as outras áreas do conhecimento. 
Para a estudante Karoline Alves de Assis, que recebeu nota 980 na redação, o apoio e a
metodologia utilizada pelos professores contribuíram com o desempenho na redação. “As
monitorias de redação foram fundamentais, porque ali via o que eu precisa melhorar,
consolidando meu conhecimento dentro e fora da escola”. 
Com uma rotina de estudo diária, o estudante, Gabriel Oliveira Canedo, explica que durante
a preparação para o exame, manteve o foco no material trabalhado pela professora em
sala.“Sem o trabalho árduo da professora Gisele seria impossível alcançar o resultado de
980. Ter passado o período do ensino médio sendo orientado por ela foi essencial para a
minha formação acadêmica e intelectual”. 
A Gerência Acadêmico-Pedagógica (GAP) da UBEC, tem dedicado esforços para
potencializar o desempenho dos estudantes no Enem. Para a profª Adriana Hassin,
coordenadora da educação básica do grupo, as conquistas do CPM são frutos do
investimento em planejamento e no trabalho da equipe gestora e  docentes.
“Ver os estudantes colhendo resultados compatíveis com a qualidade educacional que
receberam é reconfortante, porque é uma grande meta prepará-los para o ingresso na
Universidade e nas carreiras de suas escolhas”, garante a coordenadora. 

Sobre o Enem 
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho e a qualidade do
ensino no país, além de ser utilizado como critério de seleção para o ingresso no ensino
superior em instituições públicas e privadas.
Comunicação UBEC – Carol Lira